sexta-feira, 23 de junho de 2006

Desastres aéreos

Uma seleção de fotos e fatos registrados na web acerca de acidentes aéreos. Todas as seções dessa página foram selecionadas de sites jornalísticos. A referência consta no fim do texto geral.

29/09/2006
Aviões colidem em pleno ar, matando 155 pessoas no Brasil.
Um boeing 737-800 da Gol colide em pleno ar com um jato Legacy, pilotado por dois americanos. O boeig procedente de Manaus, com destino ao Rio de Janeiro foi desestabilizado pelo impacto e acabou caindo em uma área de mata fechada no estado do Mato Grosso. Todos os passageiros e tripulantes, em número de 155 morreram. O Legacy, com 7 passageiros teve avarias leves no estabilizador e no winglet, mas conseguiu pousar. Segundo testemunhas, o boeing rodopiou no ar a em seguida despencou da altura de 11 mil pés. Esse é até o momento, o maior acidente aéreo da história do Brasil, e é também, uma extrema raridade no mundo da aviação.


Destroços de Boeing encontrados na mata.

21/08/2006
Queda de avião russo na Ucrânia mata 170
170 pessoas morreram num acidente com um Tupolev Tu-154 russo que caiu hoje no leste da Ucrânia. O vôo da companhia Pulkovo viajava de um resort em Anapa, no mar Negro, a São Petersburgo (Rússia). Segundo a empresa, 45 dos passageiros eram crianças que voltavam com suas famílias das férias escolares.



Segundo a Interfax, 30 corpos foram encontrados. Também foram encontradas partes do avião perto da cidade ucraniana de Donetsk, 640 quilômetros a leste de Kiev, segundo a agência RIA-Novosti, que informou ainda que equipes de resgate estão no local.
O avião russo perdeu a comunicação com a torre de controle dois minutos após enviar uma mensagem pedindo socorro, segundo fontes de serviços de emergência russos. Ao menos 170 pessoas --160 passageiros e 10 tripulantes estavam a bordo. Há informações não confirmadas de que os tripulantes seriam 11.
Segundo autoridades russas o avião se incendiou no ar e problemas meteorológicos seriam a provável causa do acidente. A possibilidade de ataque terrorista já teria sido descartada, de acordo com agências de notícias locais.

06/07/2006
Avião de carga sai da pista e pega fogo na Cidade do México
Um avião de carga Sabre 40 saiu nesta quinta-feira da pista, depois de aterrissar no aeroporto internacional da Cidade do México, e pegou fogo, sem que fossem registradas vítimas. Segundo os primeiros comunicados oficiais, o vôo era procedente do estado de Guanajuato. Por razões ainda desconhecidas, o avião não pôde frear a tempo e acabou saindo da pista. Os bombeiros chegaram imediatamente e conseguiram apagar o fogo.

15/05/2006
Boeing com 258 pessoas bate em pista na Alemanha



Um Boeing 747-400 da empresa aérea alemã Lufthansa bateu o "nariz" do avião contra a pista do aeroporto internacional de Frankfurt nesta segunda-feira, no momento em que se preparava para levantar vôo para Nova Déli (Índia). De acordo com informações da assessoria da Lufthansa, os 242 passageiros e 16 tripulantes conseguiram deixar o avião a salvo logo após o choque. Os passageiros foram levados a hotéis de Frankfurt para passar a noite desta segunda-feira. Todos serão colocados em diferentes vôos com destino a Nova Déli na manhã desta terça-feira. A Lufthansa ainda não tem informações a respeito das causas do acidente. O avião acidentado era relativamente novo e foi entregue à Lufthansa em dezembro de 2001.

21/04/2006
Queda de avião deixa cinco mortos nos EUA
A queda de um pequeno avião no Estado de Indiana (EUA) deixou cinco mortos nesta sexta-feira. Segundo autoridades, houve um problema pouco antes da aterrissagem em um aeroporto próximo à Universidade de Indiana. O sargento Joe Watts disse à agência de notícias Associated Press que o avião saiu do condado de Monroe. Os restos do avião e os corpos não-identificados, que podem ser de estudantes, foram encontramos durante a madrugada.Diversas pessoas ligaram para o 911 --número de emergência dos EUA-- avisando sobre a queda. As testemunhas disseram ter ouvido uma explosão, além de ter visto o veículo que descia em alta velocidade.

01/04/2006
Queda de bimotor mata 19 no Brasil
A queda de um avião bimotor da Team Transportes Aéreos causou a morte de 19 pessoas, na sexta-feira (31 de março), no Rio. O avião seguia de Macaé (RJ) com destino ao aeroporto Santos Dumont, quando caiu em uma área de difícil acesso no município de Rio Bonito. Em maio de 2004, a queda de um avião Brasília, da Rico Linhas Aéreas, causou a morte de 33 pessoas em Manaus (AM). O acidente ocorreu quando o avião se preparava para pousar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Em agosto de 2002, um outro avião da Rico Linhas Aéreas caiu próximo ao aeroporto internacional de Rio Branco (AC) matando 23 pessoas. Oito sobreviveram. No dia 31 de outubro de 1996, um acidente com um Fokker-100 da TAM deixou 99 mortos no Jabaquara, zona sul de São Paulo. A foto abaixo não pertence a nenhum desses acidentes.


Boeing 737 cai em favela paulista. 21/03/89

10/03/2006
Argentina envia equipe para investigar acidente aéreo na Bolívia
A Força Aérea da Argentina enviou nesta sexta-feira uma junta investigadora à Bolívia, onde caiu ontem um avião militar argentino causando a morte de seus seis tripulantes, informaram fontes oficiais.Uma aeronave Hércules da Força Aérea Argentina partiu hoje às 5h15 locais (5h15 de Brasília) de Buenos Aires com destino ao aeroporto de El Alto, perto de La Paz, para repatriar os corpos dos militares mortos no acidente.Ao chegar no local do acidente, 35 km a oeste de La Paz, o chefe da Junta Investigadora da Força Aérea Argentina, o comodoro Raúl Eduardo Cordini Brunner, iniciará as perícias para determinar as causas que levaram à queda da aeronave, da 2ª Brigada Aérea da Argentina, da cidade do Paraná (Província de Entre Ríos).A aeronave acidentada fazia parte da missão oficial argentina que chegou na quarta-feira (8) à Bolívia junto com outros aviões que levaram à Bolívia uma delegação governamental e uma doação de medicamentos avaliada em US$ 1 milhão.A missão foi liderada pelo ministro argentino de Saúde, Ginés González García, que voltou a seu país na quarta-feira à noite, junto com sua comitiva, após se reunir com as autoridades bolivianas de Saúde e de Relações Exteriores.González García se declarou "consternado", pois o plano original era que o ministro retornasse à Argentina na aeronave acidentada, mas os problemas detectados nos instrumentos desse avião e a urgência do funcionário para voltar a Buenos Aires a fim de cumprir sua agenda de trabalho obrigaram a mudança de aeronave no último momento."Os pilotos informaram na tarde de quarta-feira que havia um inconveniente técnico nos instrumentos e iam demorar um tempo para resolvê-lo. Eu tinha muito trabalho e pedi outro avião. Aquelas pessoas estavam cumprindo uma missão de serviço e com eles estive na viagem de ida à Bolívia. Eu pensava em voltar com eles. Esta terrível tragédia me consternou", disse o ministro.O retorno ao Paraná dos corpos dos militares está previsto para as últimas horas de hoje.Os mortos são capitão Fernando Javier Francos, 35, o suboficial principal Juan José Otero, 47, o primeiro tenente Matías Norberto Simonetti, 30, o suboficial ajudante Jorge Horacio Peralta, 38, o suboficial ajudante Enrique César Ricardo Aimino, 37, e o suboficial ajudante Javier Amilcar Brondi, 36.



Acidente com avião em Janeiro de 2000. Costa Rica

CURTAS:
3.fev.05 - Um avião afegão colide contra uma montanha perto de Cabul, o que provoca a morte de 105 pessoas.
2.agosto.05 - Um avião da Air France explode após uma aterrisagem tumultuada em um aeroporto canadense. Todos os 309 passageiros e a tripulação sobrevivem.
14.agosto.05 - Um Boeing 737 da Helios Airlines cai na região norte da Grécia e mata 121 passageiros mais a tripulação.
16.agosto.05 - Um avião de uma companhia caribenha cai perto da fronteira venezuelana com a Colômbia. Todos os 160 passageiros e tripulantes morrem.
5.set.05 - Um Boeing 737-200 da Mandala Airlines cai na região nordeste de Sumatra. O acidente mata 102 pessoas a bordo e mais 47 no solo. Pelo menos 15 pessoas sobrevivem.
22.out.05 - Um Boeing 737-200 de uma companhia nigeriana com 111 passageiros e uma tripulação de 6 pessoas cai após decolar do aeroporto de Lagos. Todos morrem.
3.jan.04 - Um Boeing 737 egípcio, operado pela Flash Airlines, cai no Mar Vermelho, próximo ao resort de Sharm el-Sheikh e mata 148 passageiros além da tripulação a bordo.
8.jul.03 - Um Boeing 737 do Sudão cai em um vôo de Port Sudan para Cartum, com a morte de 104 passageiros e a equipe de 11 passageiros. Apenas um garoto de 2 anos sobrevive.
6.março.03 - Um desastre com um Boeing 737-200 da Argélia mata 103 passageiros mais a tripulação.
19.fev.03 - Um avião militar iraniano cai na região sudoeste do Irã, com a morte de 276 passageiros.
30/08/2002 - Um Fokker 100 da TAM fez hoje um pouso forçado em um bairro da área rural de Birigui, na Grande Araçatuba (530 km a noroeste de São Paulo). Ainda não há informações sobre os motivos da pane.
12/11/2001 - Um avião A-300 da American Airlines cai em uma área residencial no bairro de Queens, em Nova York, com 255 pessoas a bordo.

08/10/2001 - MD-87 da SAS que ia de Milão, na Itália, para Copenhague, na Dinamarca, passa por cima de um pequeno avião Cessna quando acelerava para decolar em meio a um denso nevoeiro e explode. O acidente matou 114 pessoas.
04/10/2001 - Aeronave Tupolev 154 das Linha Aéreas Sibir que ia de Tel-Aviv, em Israel, para a cidade russa de Novosibirsk, na Sibéria, explode em pleno vôo e cai no Mar Negro, matando 78 passageiros e tripulantes.
11/09/2001 - Boeings sequestrados da American Airlines e da United Airlines são jogados contra as duas torres do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washigton. Um quarto avião cai no Estado americano da Pensilvânia. Além de centenas de mortos nos aviões, milhares de pessoas também morreram em terra com o desabamento das torres e de parte do Pentágono.
30/10/2000 - um Boing 747 da Singapore Airlines que iria para Los Angeles cai logo após decolar do aeroporto de Taipé, em Taiwan. Das 179 pessoas a bordo, 78 morreram.
23/08/2000 - Airbus da Gulf Air cai no mar quando tentava aterrisar no aeroporto de Bahrein, matando as 143 pessoas a bordo.
25/07/2000 - Concorde da Air France que ia de Paris para Nova York incendeia e cai em um hotel nos arredores de Paris. O acidente matou 113 pessoas, sendo quatro em terra.

Concorde incendeia em Paris.

17/07/2000 - Boeing 737-200 cai em cima de casas em aterrisagem em Patna, na Índia. Quatro pessoas em terra e 51 a bordo morreram.
19/04/2000 - Boeing 737-200 da Air Philippines que ia da capital filipina, Manila, para a cidade de Davao cai quando tentava aterrisar, matando 131 pessoas a bordo.
09/03/2000 - Um jato privado incendeia-se durante a decolagem no aeroporto de Moscou, na Rússia. Todos os tripulantes morreram.

Jato destruído em Moscou



31/01/2000 - MD-83 da Alasca Airlines que ia do México para São Francisco cai no mar matando todas as 88 pessoas à bordo.
30/01/2000 - Airbus 310 da Kenya Airways cai no Oceano Atlântico logo após decolar de Abidjan, na Costa do Marfim, com destino a Lagos, na Nigéria. Apenas 10 das 179 pessoas a bordo sobreviveram.
31/10/1999 - Boeing 767 da EgyptAir cai no Oceano Atlântico depois de decolar do aeroporto John F. Kennedy, em Nova York. Todas as 217 pessoas, que iam para o Cairo, morreram.
2/06/1999 - Um MD-80 da American Airlines, tentou pousar no aeroporto de Little Rock, Arkansas, durante uma forte tempestade, 9 pessoas morreram e mais de 80 pessoas ficaram feridas.

Avião destruído no Arkansas


24/02/1999 - Avião da companhia chinesa Southwest Airlines cai na província de Zhejiang depois de explodir no ar. Todas as 61 pessoas a bordo do Tupolev-154 morreram.
11/12/1988 - A-310 da Tahi Ayrways International cai durante um vôo doméstico quando tentava aterrisar em Surat Thani. Cento e uma pessoas morreram.
02/09/1998 - MD 11 da Swissair que ia de Nova York para Genebra cai no Oceano Atlântico, matando 229 pessoas.
16/02/1998 - A-300 da China Airlines (empresa de Taiwan) cai perto de Taipé. Todas as 196 pessoas a bordo morreram. O avião, que vinha de Báli, não conseguiu aterrisar por causa do forte nevoeiro.
02/02/1998 - DC-9 da Cebu Pacific Air bate em montanha no sul das Filipinas. As 104 pessoas a bordo morreram.

ACIDENTES NO BRASIL:
Saiba quais foram alguns dos principais acidente aéreos ocorridos no Brasil:
- junho de 1958 - um avião Convair da Cruzeiro bate com a asa em uma árvore, em Curitiba; 21 pessoas morrem;
- dezembro de 1959 - um avião Viscont, da Vasp, e um Fokker da Aeronáutica se chocam na pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, provocando a morte de 35 pessoas;
- fevereiro de 1960 - um Douglas da Companhia Real choca-se com um quadrimotor da Marinha dos EUA no Rio de Janeiro, matando 61 pessoas;
- junho de 1960 - um Convair da Companhia Real cai na Baía de Guanabara, no Rio, causando 53 mortes;
- novembro de 1962 - um avião Scândia da Vasp se choca no ar com um Cessna, causando a morte de 26 pessoas;
- maio de 1963 - a turbina de um avião Convair da Cruzeiro do Sul pega fogo pouco depois da decolagem; ele caiu perto do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matando 34 pessoas. Uma casa ficou destruída;
- novembro de 1967 - um avião Dart Herald da Sadia cai no Paraná e mata 25 pessoas;
- março de 1970 - um avião Hirondelle da Companhia Paraense, cai na Baía do Guajará e mata 38 pessoas;
- dezembro de 1970 - um Viscont da Vasp cai pouco antes de pousar no Rio de Janeiro, causando a morte de 37 pessoas;
- setembro de 1971 - um DC-3 da Cruzeiro do Sul cai em Sena Madureira, no Estado do Acre, em setembro, matando 32 pessoas;
- abril de 1972 - um avião Samurai da Vasp bate contra um morro em Petrópolis, no Estado do Rio, causando a morte de 25 pessoas;
- junho de 1973 - um Caravelle da Cruzeiro do Sul, explode ao aterrissar no aeroporto de São Luís, no Maranhão, matando 23 pessoas;
- maio de 1975 - um avião Bandeirante da Vasp cai na Avenida dos Bandeirantes, em São Paulo;
- abril de 1980 - um Boeing 727 da Transbrasil cai em Florianópolis causando a morte de 54 pessoas;
- junho de 1982 - um Boeing 727-200 da Vasp se choca contra uma montanha da Serra de Aratanha, a 30 quilômetros de Fortaleza, causando a morte de 137 pessoas;
- setembro de 1982 - um Learjet da TAM recebe informações erradas na aterrissagem em Rio Branco, no Acre, e cai, matando 10 pessoas;
- junho de 1984 - um avião Bandeirante da TAM cai em Macaé, no Estado do Rio, causando a morte de 18 pessoas;
- 1984 - um táxi-aéreo cai pouco depois de levantar vôo do Campo de Marte, atingindo três casas no bairro do Carandiru, em São Paulo, matando sete pessoas;
- janeiro de 1986 - um Boeing 737 da Vasp bate em barranco durante a decolagem no Aeroporto de Cumbica em São Paulo; uma pessoa morre;
- dezembro de 1987 - um avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), cai no mar próximo a Fernando de Noronha causando a morte de 29 pessoas;
- fevereiro de 1989 - um Boeing 737-300 da Vasp bate na pista no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo; não há mortos nem feridos;
- março de 1989 - um avião Boeing 707 cargueiro da Transbrasil que fazia a rota Manaus-São Paulo cai em uma favela no Jardim Ipanema, a menos de 3 quilômetros do Aeroporto de Cumbica, deixando 25 mortos e mais de 100 feridos;
- setembro de 1989 - um Boeing 737-200 da Varig que saiu de Marabá, no Pará, errou a rota e teve de fazer um pouso forçado na selva Amazônica; 14 pessoas morreram e 54 ficaram feridas;


Varig caído na reserva Xingú, setembro 89.

- fevereiro de 1990 - um Fokker-27 da TAM que fazia a rota São Paulo-Araçatuba cai em Bauru, causando a morte de três pessoas;
- junho de 1990 - um Fokker da Taba bate em uma árvore, perto de Altamira, no Pará, e cai, matando 23 pessoas;
- novembro de 1995 - um Cessna não consegue levantar vôo do Campo de Marte e cai sobre a avenida Santos Dumont, em São Paulo, matando os cinco passageiros e o piloto;
- março de 1996 - o Learjet que levava o conjunto Mamonas Assassinas cai na Serra da Cantareira em São Paulo, depois de tentar aterrissar no aeroporto de Cumbica, matando todos os passageiros e tripulantes;

- 31 de outubro de 1996 - um acidente com um Fokker-100 da TAM deixou 99 mortos no Jabaquara, zona sul de São Paulo; sendo este um dos maiores acidentes aéreos ocorridos no Brasil. Segundo o laudo dos peritos, houve falha no funcionamento do avião, e o piloto não conseguiu pousar por estar sobrevoando uma área densamente povoada. Morreram todos os passageiros e tripulantes do avião, e morreram algumas pessoas que estavam em terra, nas imediações do acidente.


Corpos de alguns mortos no acidente da Tam.


Área destruída pela queda do avião.

- setembro de 2001 - a despressurização da cabine de um avião da TAM, que fez um pouso forçado no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, causou a morte de uma passageira;
- setembro de 2001 - um avião modelo C-130 Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira) bate contra a serra da Tiririca, na região de Niterói, Rio de Janeiro, e explode; nove pessoas morreram;
- agosto de 2002 - um avião da Rico Linhas Aéreas cai próximo ao aeroporto internacional de Rio Branco (AC), matando 23 pessoas; oito sobrevivem;
- fevereiro de 2003 - a queda de um monomotor causa a morte de quatro pessoas em Tapiratiba (289 km ao norte de São Paulo);
- junho de 2003 - a queda de um avião de pequeno porte deixa seis pessoas mortas em Aurora, a cerca de 300 km de Florianópolis;
- maio de 2004 - a queda de outro avião da Rico Linhas Aéreas mata 33 pessoas em Manaus (AM), quando o avião se prepara para pousar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.


Incêndio causado pela queda de avião na França. Julho de 2000.


Fontes:
http://busca.folha.uol.com.br/search?q=%22acidente+a%E9reo%22+OR+%22acidente+com+avi%E3o%22&site=online
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/011112_desastresamt.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/2001-concorde.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário