sexta-feira, 23 de junho de 2006

Cursos de aviação



O avião passa sobre você rasgando o céu, tingindo ele com uma mancha branca, como um cordão estendido ligando o norte e o sul. O olhar imediatamente é levado ao aparelho. Dentro de vc mesmo está o coração palpitando de anseio. É alí dentro que está escondido o sonho. E o jovem rapaz fica alí, parado no meio da rua olhando para o céu, para o pequeno ponto voador que se vai. O sonho de ser piloto é elevado demais...
No aeroporto, aquele imenso e magnífico boeing 737 prepara-se para o pouso. Ele vem de longe rosnando como um tigre. Um ruído rouco, longíncuo. Derrepente a garota sente o ser inteiro dela estremecer, o avião agora está bem perto e o barulho é insurdecedor. Centenas de decibéis tornam o grito da turbina mais forte que uma cascata e então os trens de pouso são baixados. Como uma águia com as garras abertas e esticadas sobre a presa ele pousa, engolindo o asfalto negro como se fosse uma barra de chocolate. Ela sempre sonhou ser aeromoça. Quando a porta é aberta ela vê a comissária estendendo um simpático sorriso ao passageiro e o auxiliando com a bagagem. Ela fecha os olhos e se vê naquelas roupas.
Essas imagens certamente não são raras. Muitos jovens, "guris e gurias", sentem dentro de sí um desejo latente de alcançar as nuvens mais altas. Ser piloto, ser comissário, ser um profissional do ar e do sonho, essa é a busca de muitos que querem viver a vida como se vivessem no seu sonho e se esforçam de alguma maneira para o tornar realidade. Meu sicero desejo é que todos possam conseguir, e muito breve, quero apertar a mão de cada um de voc~es, caros colegas, por essa conquista.
Mas, por onde começar?, Oque devo fazer para ser um piloto de aviões? E oque fazer para ser um comissário (a)?. Esse cantinho do blog é destinado a responder todas essas perguntas da melhor forma possível. Todas as respostas serão objetivas e simples, destinadas a dar um quadro abrangente e fácil de ser compreendido. também apresentarei outros cursos relacioandos.




O que fazer para ser piloto de aviões:

Para ser piloto de avião é necessário fazer um curso de PILOTO PRIVADO em um aeroclube que seja legalizado pelo DAC ( Departamento de aviação civil ). Nesse aeroclube, o iniciante receberá aulas durantes quatro meses nos quais irá aprender teoria de vôo, mecânica de aviões, meteorologia, navegação aérea visual e em alguns caso, vôo por instrumentos ( IFR ). Após a conclusão do curso, o aluno prestará uma prova cuja banca examinadora será pertencente ao DAC e se for aprovado, poderá partir para a parte teórica do curso, na qual irá aprender a pilotar o avião efetivamente. O curso custa em torno de 1000,00 R$ atualmente no Brasil, não variando muito de escola para escola. O mais caro fica por conta da parte prática, onde é obrigatório ter no mínimo 35 horas de vôo, sendo que o valor de cada hora depende do tipo de avião. Os valores vão de 200 a 400 R$ a hora.
Formado no curso de PP, o aluno NÃO PODE TRABALHAR COMO PILOTO, pode apenas pilotar por esporte. Para ser piloto assalariado e trabalhar na profissão, é obrigatório fazer um segundo curso, o de PILOTO COMERCIAL, onde retomará algumas das matérias do PP com acréscimos e fará mais algumas horas de vôo. No fim, ele deverá prestar um exame de admissão a um pilot experiente e se passar, poderá ser contratado por uma empresa do ramo. Para fazer os cursos é obrigatório prestar um exame de saúde em um estabelecimento das forças armadas. Esse exame custa 300 R$ em qualquer cidade e alguns aeroclubes exigem eletroencefalogramas ou avaliações psicológicas. Também é obrigatório apresentar comprovante de vacinas como a antitetânica e de febre amarela.
Para informações detalhadas acerca de valores e opções, procure o aeroclube mais perto da sua casa ou verifique os que são apresentados na sessão de links dessa página.





O que fazer para ser comissário (a):

Para ser comissário basta simplesmente fazer um curso de comissários de cinco ou seis meses numa escola homologada pelo DAC. Algumas empresas nem sequer solicitam que o candidato tenha esse curso, mas o ideal seria fazer, pois entre esclher um possível comissário que tenha e outro que não tenha um curso da área, é obvio que se prefere o primeiro.
O curso de comissário deve ser feito em escolas preparatórias e nele, o aluno aprende regras de bordo, etiqueta pessoal, combate a incêndios, sobre
vivência em selva e mar, enologia e conhecimentos gerais realcionados à aviação. O curso custa uma média de 1800,00 R$ em qualquer lugar do país, e alguns oferecem extras como enogastronomia e outros. É obrigatório ter uma altura e peso equilibrados, dentes bonitos, uma aparência cortês e uma boa apresentação pessoal. também é indispensável que o comissário saiba fazer mais de uma língua, apesar de isso não ser pedido para o curso. ( Ver seção dicas de comissariado nesse blog ).
A seguir, apresento uma propaganda informativa da Aerosul, uma escola de comissários de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para se ter uma idéia do que é feito no curso. (Meramente ilustrativo, a escola deve ser escolhida de acordo com as opções do interessado).

Centro de Formação de Comissários de Vôo




COMISSÁRIO DE VÔO, QUEM É ?
Em virtude da permanente atualização e crescimento da
aviação comercial, ganha o Rio Grande do Sul mais uma fonte de formação de profissionais especializados. A Aerosul uma Unidade de Instrução Profissional do Departamento de Aviação Civil do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, a primeira escola de Comissários de Vôo do sul do Brasil.
Por tudo que oferece de vantajoso, no campo profissional e social, a carreira de Comissário (a) de Vôo é muito procurada pelos jovens que, ao tomarem contato mais minucioso com a mesma, inscrevem-se nos cursos oferecidos em algumas escolas de aviação civil de todo o País.
Com uma formação bastante complexa, o Comissário(a) de Vôo é um profissional que, tecnicamente preparado, leva conforto, tranqüilidade e principalmente segurança aos passageiros de uma aeronave.
Nós da Aerosul queremos que você tenha muito sucesso. Fica
remos honrados em tê-lo(a) como nosso(a) aluno(a) e dividir a experiência e informações para que juntos possamos aprimorar a qualidade dos profissionais da tão envolvente e apaixonante aviação comercial. Não perca tempo. Procure a gente.

REGULAMENTO GERAL

Os interessados deverão procurar informações, pessoalmente, nas centrais de atendimento Aerosul.

INSCRIÇÃO

2.1 - Aqueles que estiverem dentro das condições gerais exigidas pela Unidade de Instrução Profissional – Aerosul, poderão inscrever-se, preenchendo os formulários específicos e portanto os seguintes documentos :

2.2 - Identidade;
2.3 - CPF;
2.4 - Uma cópia do Certificado de Conclusão do 2º Grau (autenticada em cartório, que ficará com a escola);
2.5 - Título de eleitor;
2.6 - Certificado de Reservista ou do Alistamento Militar (rapazes);
2.7 - Três fotos 3x4, fundo branco (p
aletó e gravata para rapazes, cabelo preso e maquiladas para as moças);
2.8 - Os interessados deverão informar qual o turno que desejam cursar : manhã, noite ou sábados.

2.9 - A constatação de qualquer informação inverídica nas fichas de inscrição ou documentos entregues implicará no cancelamento da inscrição;
2.10 - Toda a documentação exigida deverá estar completa no ato da inscrição;
2.11 - O valor da inscrição deverá ser pago no ato da mesma, ou no dia
do primeiro encontro, sempre na secretaria da escola. VALOR: ________.

O CURSO DE FORMAÇÃO

Ministradas pela mais experiente e preparada equi
pe de instrutores, as aulas na Aerosul são dinâmicas e de perfil pedagógico moderno.
As matérias de formação técnica e de aprimoramento social são os principais orgulhos que fazem da Aerosul uma das escolas mais procuradas por alunos e empresas aéreas.
Além das matérias básicas de Sistema de Aviação Civil, Segurança de Vôo, Regulamentação da Profissão de Aeronauta, Regulamentos da Aviação Civil, Conhecimentos de Aeronaves, Navegação Aérea, Meteorologia, Primeiros Socorros, Medicina Aeroespacial, Emergência e Segurança, Sobrevivência na Selva, Mar, Deser
to e Gelo, exigidas pelo Ministério da Aeronáutica, as cadeiras de Marketing Pessoal, Seqüência de Serviço de Bordo, Simulados de Atendimento ao Passageiro em situações rotineiras e em Emergência Clínica, e Simulados de Procedimentos de Emergência das Aeronaves, qualificam nossos alunos para o mercado de trabalho.
A técnica é toda ela ministrada no curso específico baseado nas rígidas normas do Departamento de Aviação Civil, do Ministério da Aeronáutica.
O domínio amplo das matérias pertinentes ao curso, com uma boa formação familiar, um nível cultural razoável e alguma experiência de vida, resulta na formação técnica e geral de um Comissário(a) de Vôo... ( ... ).
Para mais informações sobre essa escola consultar em:

http://www.aerosul-rs.com.br/




Outros cursos:
Além dos cursos de PP, PC e comissários, existem outros cursos que podem ser escolhidos por quem pretende especializar-se na área. Algumas das opções são as seguintes:
Instrutor de vôo avião/helicóptero:
O curso de Instrutor de Vôo habilita o piloto prifissional a fornecer instruções práticas, nas aeronaves homologadas pelo DAC (Departamento de Aviação Civil). Estas instruções geralmente são aplicadas pelas Entidades de Ensino Aeronáutico e Aeroclubes distribuidos por todo o Brasil.
Ground school: O Ground School é um curso de familiarização de determinados tipos de aeronaves que proporciona ao aluno informações específicas e detalhadas relacionadas direta e indiretamente com sua operação.
Piloto de linha aérea:
O curso de Piloto de Linha Aérea se propõe a fornecer subsídios teóricos e práticos fundamentais, destinados a capacitar o aluno para atuar como piloto em comando de aviões e helicópteros que prestam serviços de transporte aéreo na qualidade de representante da Empresa e do País de origem.
Engenheiro de vôo: O curso de Mecânico de Vôo (Engenheiro de Vôo) habilita o candidato a desenvolver atividades a bordo de aeronaves operando diversos sistemas de monitoramento exigidos por determinados tipos de aeronaves.
Mecânico de aeronaves: O curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves tem como objetivo habilitar o aluno a desenvolver conhecimentos teóricos e práticos em motores, estruturas e componentes eletrônicos indispensáveis para a perfeita operação de aeronaves de pequeno e grande porte.
Despachante operacional de vôo DOV: O curso de Despachante Operacional de Vôo visa a fornercer ao candidato conhecimentos necessários ao desempenho de futuras funções, inter-relacionando-os num todo integrado de planejamento de vôo, informações meteorológicas e as exigências para a distribuição da carga para cálculos de combustível e também o intercâmbio de informações para os outros órgãos da Empresa.
Fraseologia: O curso de fraseologia (Português/Inglês) nos padrões da Organização Internacional de Aviação Civil visa preparar o piloto para proceder com descontração e correção em áreas de tráfego denso, comunicando-se adequada e seguramente com os Órgãos de Tráfego Aéreo.
CRM: Crew Resourse Mannangement ou Cockpich Resourse Management é um curso de suma importância para o piloto profissional. O Curso é destinado a promover a integração entre os tripulantes de cabine entre si e com relação à toda a atividade de comando, permitindo aumento da eficiência no desempenho das ações de cabine e garantia da segurança de vôo.

Todos os cursos e valores podem ser pesquisados em escolas credenciadas pelo DAC ou pela web. Possibilidade: http://www.eacon.com.br/cursos.php

Formação superior:


A área da aviação no Brasil infelizmente ainda não tem a atenção devida da parte das autoridades competentas, mas esse quadro já está mudando. Algumas universidades estão adotando em seus currículos uma nova opção: O curso superior de formação de pilotos civis. Ainda são relativamente poucos os estabelecimentos que oferecem essa possibilidade, e isso dificulta a alguns aviadores que moram em cidades distantes desses centros. Ao apresentar o curso superior de formação de pilotos civis, me baseio na grade curricular da Pontifícia universidade católica do estado do Rio Grande do Sul - PUCRS, sendo essa, apenas um exemplo, devendo a universidade ser escolhi
da ou avaliada de acordo com os critérios de cada um. Todas as informações relativa a essa faculdade podem ser encontradas de forma ampliada no site http://www.pucrs.br/faca/f-desk.htm




Características do curso:
Os conteúdos acadêmicos são desenvolvidos na Faculdade de Ciências Aeronáuticas e a prática de vôo, em aeroclubes credenciados pelo DAC. O curso caracteriza-se por dar ênfase ao papel gerencial do piloto e por utilizar, como aeronave de referência nas disciplinas técnicas, o Boeing 737.

Reconhecimento do Curso
Homologado pelo Ministério da Aeronáutica, conforme boletim externo do DAC nº36 de 06/09/1995. Reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), conforme portaria nº439, publicada do Diário Oficial da União, seção 1 nº4517 de 10/03/1997.

Formação Básica
Licença de Piloto Comercial - Avião/IFR (vôo por instrumentos)
A prática de vôo é obrigatória, sendo os custos decorrentes de responsabilidade do aluno.
As horas de vôo necessárias à obtenção da Licença Piloto Comercial - Avião/IFR deverão ser feitas em instituições devidamente autorizadas e com cursos homologados pelo DAC de livre escolha do aluno. ( É pré-requisito do curso ter determinada quantidade de horas de vôo no PP ).

Perfil do Profissional
As empresas de transporte aéreo, nos próximos anos, estarão a exigir profissionais que apresentem, além da competência técnica, outros atributos como maior autonomia, capacidade decisória e adaptação a situações novas. Assim o piloto a ser formado deve ser um gestor, capaz de prever, reconhecer e agir, rápida e adequadamente, diante de mudanças constantes em todos os segmentos: assimilar e usar novas tecnologias; identificar implicações sociais, econômicas, políticas e diplomáticas; decidir sobre aspectos técnicos e administrativos; ser responsável pelo bom clima de trabalho e relacionamento interpessoal, e conduzir a aeronave com segurança e eficácia, otimizando os recursos existentes.

Fundamentado nesta visão, ao atual perfil profissional agregam-se novas atitudes, habilidades e conhecimentos, tais como:


Atitudes
  • Disciplina
  • Liderança
  • Respostas emocionais estáveis
  • Comprometimento Profissional
  • Iniciativa
  • Responsabilidade
  • Preparo para o exercício do Poder
  • Alta e automotivação
  • Senso ético / moral
  • Autodesenvolvimento / aperfeiçoamento
  • Postura flexível perante equipe de trabalho
  • Maturidade
  • Abertura a mudanças
  • Senso prático e realista
  • Entusiasmo / postura inovadora
Para conduzir os vôos com proficiência e segurança
  • Coordenação motora
  • Precisão e exatidão
  • Concentração
  • Raciocínio abstrato
  • Raciocínio espacial
  • Rapidez de percepção
  • Atenção difusa
Gerenciar e otimizar os recursos (Planejar / Executar / Avaliar)
  • Administrar recursos humanos / técnicos / materiais
  • Gerenciar crises e suportar pressões dentro de padrões morais
  • Compreender o processo como um todo
  • Trabalhar em equipe
Para interagir com as pessoas
  • Trabalhar sob estresse
  • Tomar decisões / discernimento
  • Interagir positivamente com tripulação e passageiros
  • Comunicar-se eficazmente
  • Ter capacidade analítica
  • Representar a empresa e o País
Técnicos
  • Técnica de Operação de Jatos
  • Performance, Peso e Balanceamento de Aeronaves
  • Teoria de Vôo
  • Sistemas de Aeronaves
  • Navegação Aérea
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo
  • Fraseologia Aeronáutica
  • Meteorologia Aeronáutica
  • Estrutura e Manutenção de Aeronaves
Gerenciais
  • Marketing Aplicado ao Transporte Aéreo
  • CRM - Desenvolvimento Gerencial
  • Seminários Avançados do Transporte Aéreo
  • Organização do Transporte Aéreo
  • Planejamento do Transporte Aéreo
  • Segurança da Aviação
  • Direito Aeroespacial
  • Instrutor de vôo - INVA
Gerais
  • Medicina Aeroespacial
  • Geografia Aplicada
  • Humanidades para Ciências Aeronáuticas
  • História da Aviação
  • Psicologia
  • Física para Aeronáutica
  • Matemática para Ciências Aeronáuticas
  • Acompanhamento e desenvolvimento profissional


  • 2 comentários:

    1. Prezados Senhores,

      Acabamos de desenvolver um instrumento simulador de navegação astronômica que além dessa função, possui outras aplicações e entre elas, a mais usual em aviação civil, é corrigir o aparente azimute registrado nas cartas náuticas (projeções de Mercator) ou melhor o simulador evita a loxodromia e faz com que um piloto , em longas travessias, navegue sempre na ortodromia.

      O instrumento é muito fácil de operar e caso estejam interessados em conhecer, podem me contatar , inclusive fins de semana, o telefone O21-22752065 falem com,

      Wilson Simão

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    2. Olá amigo, vim aqui para deixa o link onde estão todas as obras do Cientista Herbert Alexandre Galdino Pereira da área de Eletromagnetismo Aplicado e Aviónica. Ele é autor da Teoria do Triângulo das Bermudas, que visa explicar o que ocorre com os aviões ao entrarem nessa zona, Teoria dos Celulares e Eletricidade Estática, e Orientação aos Aviadores Brasileiros ao voarem a Serra do Cachimbo, em Mato Grosso, pois existe campo Magnético na área do Brasil (relaciona-se ao vôo 1907 e com o Tráfico Aéreo). Entre outras obras.
      Deixo o Link aqui em baixo para Leitura e Downloads das Obras deles.

      http://www.scribd.com/people/documents/13555060-fuma-a

      Um abraço.

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