terça-feira, 9 de maio de 2006

Livros e filmes.

Livros:

Aqui uma lista de bons livros que recomendo serem lidos por aviadores, e comissários principalmente. Muitos referem-se à própria prática da aviação, e outros são sobre meteorologia. Tem alguns que servem mais como complemento de conhecimentos gerais, e que poderiam somar muito na preparação pessoal de cada um. Todos os livros aqui colocados foram lidos por mim, e estou recomendado exclusivamente o que li, para não fazer nenhuma propaganda enganosa. Se os livros recomendados aqui servirem de alguma forma para te ajudar no que for fazer, me sentirei gratificado. Boa leitura!

Caixa -preta, de Ivan Sant'anna. 328 pág. Editora objetiva.
Esse interessante livro escrito por um piloto e jornalista, explora três acidentes aéreos envolvendo aeronaves do Brasil. Um que incendiou nas imediações de Orly na França, um que foi sequestrado no Brasil por um suicida e outro que despencou na escuridão da selva amazônica. Vale a pena. Todo piloto e comissário deveria ler.




O céu não é o limíte, de Júlio Lobos. 310 pág. Inst. da Qualidade.
Nesse livro o administrador e conferencista Júlio Lobos faz um apanhado acerca da qualidade dos serviços da Tam. Apesar de ser um livro claramente escrito para bajular o Rolim, ele motiva bastante os trabalhadores da aviação a darem o melhor de sí pelo cliente, e seguirem o lendário exemplo ensinado pelo bom e velho capitão de Marília.




Aeronaves e motores, de Jorge Homa, Editora Asa.
Esse importante livro é o mais usado atualmente nos cusos de PP e PC. Vale a pena comissários lerem, pois é muito importantíssimo ter conhecimento técnicos. A editora Asa disponibiliza muito livros bons para os amantes e profissionais da aviação. Recomendo o site da editora também, para entrar em contato e manter-se informado sobre novas publicações. (www.asaventura.com.br)





Meteorologia, de J.B. Sonnemaker, Editora Asa.
O melhor apanhado sobre condições climáticas e meteorologia escrito para a área da aviação no Brasil. Recomendo com convicção, pois foi escrito por quem entende do assunto e convive com a realidade da aviação.






ABC do Vôo seguro, do Ten. Cel Av. Manoel. de Albuquerque Filho.
Esse pequeno livreto foi distribuido a um tempo atrás pelo DAC. Ele traz dicas e conselhos sobre a segurança no vôo, para que esse possa ser o mais simples e correto possivel. Afinal, todo aviador sabe que um bom piloto é aquele que aterrisa o mesmo exato número de vezes que decola...















A Fantástica Volta ao Mundo, Zeca Camargo, Editora globo. 440 pág
Nesse livro, que foi escrito na esteira de um programa homônimo de televisão, o jornalista Zeca Camargo narra algumas das suas aventuras por esse vasto mundo enquanto gravava as suas reportagens. Vale como um auxilio ao conhecimento geográfico e cultural internacional, imprescindível a quem faz das viagens sua vida.




The Wright brothers at Kitty Hawk, Donald Sobol. Scolastic Books, 128 pág.
Esse livro, disponível apenas em língua inglesa é uma raridade. Dificílimo de se achar. Fala sobre os experimentos de vôo dos irmãos Wright e das dificuldades deles em poder manter finaceiramente a experiência, e também de como a natureza muitas vezes cosnpirou contra eles, seja com ventos fortes, ou com um ataque de moscas !





Spitfire, o caçador implacável, John Vader, 118 pág.
Esse interessante livro histórico é outra raridade. Escrito como parte de uma fascinante coleção sobre a segunda guerra, esse livro trata de uma das principais armas dessa guerra, o imbatível Spitfire, o cospe-fogo inglês. Trata de sua história, vitórias e percalços. Inicia com a história dos seus projetistas e avalia toda sua atuação até ser finalmente aposentado por caças mais modernos na década de 50. Ótimo livro.




Filmes:

Procurando fazer um apanhado geral do que foi feito em matéria de cinema para a aviação, eu postei aqui todos os filmes que eu pude encontrar que tratassem do assunto. Ao contrário dos livros, que eu li e comentei por ter lido, os filmes nem todos eu assisti, e portanto, postarei apenas as sinopses do modo como encontrei na web.

O aviador. Drama, 168 min. EUA, 2004.
Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como "Hell's Angels", que dirigiu. Paralelamente Hughes se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação, e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale). O filme trata da luta de um homem para poder alcançar a realização de um sonho.



O Vôo da Fen
ix. Ação. 113 min. EUA. 2004.
Uma tempestade de areia faz com que um avião caia no deserto de Góbi. Sem comunicação e com pouca água e comida, os sobreviventes decidem levar adiante um plano inusitado: construir um novo avião a partir dos destroços do primeiro. Com Dennis Quaid, Giovanni Ribisi e Tyrese.



Apertem
os cintos, o piloto sumiu!. Comédia,88 min. EUA. 1980
Ted Striker (Robert Hays) é um piloto ex-combatente forçado a assumir os controles de um avião quando a tripulação sucumbe à comida contaminada. Elaine (Julie Hagerty), sua namorada, tem de ser aeromoça e co-piloto, mas existe um problema: ele é neurótico.



Apertem os cintos, o piloto sumiu 2.Comédia, 85 min. EUA. 1982.
Diversas confusões acontecem quando o Mayflower 1, o primeiro ônibus espacial de passageiros, ruma para a Lua, pois há um louco detonador a bordo. O primeiro módulo lunar está para se autodestruir, as máquinas não estão funcionando e o pior de tudo: a tripulação descobre que está sem nenhum café.



Força aérea um. Aventura, 127 min. EUA, 1997.
Ao visitar a Rússia, o presidente americano (Harrison Ford) faz um pronunciamento de nunca ceder às exigências de terroristas. No discurso, ele criticou o comportamento de seu país que, em virtude da burocracia e da diplomacia, assistiu passivamente um ditador do Cazaquistão explorar e matar o próprio povo, tendo posteriormente este mesmo ditador sendo preso com a ajuda dos Estados Unidos. Quando o presidente volta para casa em companhia de sua família, alguns partidários do ditador assumem o controle do avião presidencial e exigem a libertação do líder deles. Caso contrário, matarão a mulher e a filha do presidente, que fica em um terrível dilema, pois se ceder e negociar com os terroristas negará aquilo que pregou, enquanto se decidir não negociar poderá ver sua família ser assassinada.



Águia de aço. Aventura, 116 min. EU
A. 1986.
Um piloto da Força Aérea Americana é abatido em uma missão perto da fronteira de um país do Oriente Médio. Ele acaba se tornando prisioneiro e, após um rápido julgamento, é condenado por espionagem, sendo enforcado em três dias. Assim, seu filho adolescente Doug Masters (Jason Gedrick), é ajudado por seus amigos e elabora um arriscado plano, que consiste em pegar dois jatos da Força Aérea fortemente armados para resgatar seu pai. Para esta missão ele convence o coronel Charles "Chappy" Sinclair (Louis Gossett Jr.), um piloto de caças reformado, para ajudá-lo na missão.












Águia de aço 2. Aventura, 96 min. EUA. 1988.
Charles Sinclair (Louis Gossett Jr.) é chamado para comandar um grupo de pilotos americanos e soviéticos, unidos em uma missão no Oriente Médio. Porém Sinclair logo descobre que conseguir a total colaboração entre os pilotos soviéticos e americanos é o seu menor problema, pois alguém do Pentágono planeja sabotar a missão.














Águia de aço 3, Ases do céu. Aventura. 98 min. EUA. 1992.

O coronel Chappy Sinclair (Louis Gossett Jr.) colabora com um grupo de pilotos que dá um show aéreo simulando um combate, mas tudo fica muito sério quando Ramón Morales, um piloto, é morto em uma missão e é encontrada cocaína em seu avião. Paralelamente, na aldeia de Izquitos, no Peru, um ex-chefe nazista, Gustaf Kleiss, que se tornou um grande traficante de drogas, tem Anna (Rachel McLish), a filha do prefeito, como refém. Anna consegue fugir e planeja ir ao encontro de Ramón, seu irmão, pois não imagina que ele está morto. Ao passar na casa de Ramón, Chappy sente que algo está errado e então repentinamente é atacado por Anna. Quando vai revidar nota que é a irmã de Ramón e também vê que ela carrega grilhões nos pulsos. Logo Chappy conta que o irmão dela está morto, perguntando como ela chegou ali. Ela conta que veio no escondida no avião da Força Aérea Americana que trouxe um carregamento de drogas para a base onde Sinclair está. Além disto ela teme por todos na sua aldeia, pois sabe que serão mortos em quatro dias...















A batalha da Inglaterra. Documentário. 60 min. EUA. Filmado em
1943. ( 2001)
O documentário baseia-se nos embates aéreos entre a Alemanha e a Inglaterra durante a segunda guerra mundial. Embora a Batalha da Inglaterra tenha sido relativamente curta - 20 semanas - para os pilotos parecia não ter fim, a simples luta pela sobrevivência impelia os dois lados. A Batalha da Inglaterra não terminou simplesmente, cessou depois que o outono forçou Hitler a abandonar a Operação Seelöwe (Leão Marinho), seu plano de invasão ao Reino Unido. Um documentário forte, sobre o maior dos combates aéreos da história.




Pearl Harbor. Ação. 183 min. EUA. 2003.
Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos um para o outro se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe (Ben Affleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país. Após a notícia de que Rafe morrera em um dos combates que travava contra os alemães, Danny e Evelyn se aproximam e terminam se apaixonando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário