terça-feira, 9 de maio de 2006

Dicas de comissariado




O comissário ou comissária de bordo, é uma das peças chave num vôo comercial atual. O comissário é responsável por manter a ordem no avião e é o responsável pela segurança dos passageiros durante todo o percurso, além de ser responsabilizado pelo serviço de bordo que deve ser servido de boa vontade e com um bom atendimento voltado para a qualidade do indivíduo. Em primeira instância, todo comissário é chamado a servir, e todo aquele que almeja essa posição, deve estar apto a ser um bom servidor.
Aqui nesse post eu dou dez dicas que podem e devem ser considerados os dez mandamentos do bom comissariado. Obviamente cada um tem as suas experiências pessoais e elas podem acrescentar mais ao que eu exponho aqui. O importante é ter em mente que você deve buscar uma melhoria continua, incessante, e isso deve ser a nota tônica de cada profissional, em especial, daqueles que realmente querem crescer em suas posições e na vida pessoal.

Dica 1 : Em primeirsíssimo lugar o comissáio(a) deve estar sempre BEM INFORMADO. Conhecer pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo exige um mínimo de cultura. Ler jornais, artigos acadêmicos sobre aviação, livros, manuais de conhecimentos gerais como o Almanaque Abril são indispensáveis. Se eu pudesse aconselhar algo, diria para vc sempre ter um almanaque Abril recente por perto. Caso um dia vc dê de cara com um habitante do Camboja por exemplo, é bom que vc conheça algo sobre o país dele, sobre a cultura do local, etc. Um homem que sabe que vc entende da vida dele e que se interessa por ele, será teu amigo para sempre. Outra coisa boa são as publicações da National Geografic, elas sempre falam da cultura dos locais e isso é crucial no mundo da aviação.

Dica 2 : Saiba tudo sobre meteorologia. Como vai fazer isso é com vc, mas entenda o que são cúmulus, Nimbos, cirros, oque é frente fria, o que é massa de ar, etc, etc. Como vc vai trabalhar com o céu e as nuvens, conheçê-las é imprescindível.

Dica 3 : Falar uma língua estrangeira é conditio sine qua non da aviação. Mas falar inglês todo mundo fala. Seja melhor do que isso, estude Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Cirílico, qualquer coisa, só não se deixe bitolar e nem se contente com uma língua estrangeira apenas. Fele três, quatro, cinco se for possível, mas saiba se comunicar em qualquer ocasião.

Dica 4 : Muito importante essa : NÃO FUME NUNCA!. Cuide dos dentes, do cheiro da roupa, da apresentação de sí mesmo. O cigarro fede e muito caso vc não tenha notado e além de tudo, é muito deselegante. Ponto final. ( Eu jamais contrataria um(a) fumante para ser comissário caso eu fosse o dono da companhia. ). No entanto, excesso de perfume também prejudica, mesmo que você não fume. A regra é simples, " Não feder nem cheirar ", ou seja, não precisa tomar banho de perfume, desde que vc cuide para não estar com cheiros desagradáveis na roupa.

Dica 5: Leia sempre, estude todos os dias. Vc nunca será bom caso pare de se aperfeiçoar. O mundo gira tão rápido quanto voam os aviões por isso melhore sempre, mantenha o intelecto em ação, senão ele enferruja. Só não leia gibis do homem-aranha ou revista capricho, pelo amor de Dadá!, vê se vai ler livros decentes. Romance não torna ninguém mais informado, nem ficção, isso serve só para divertir ( ou matar tempo, como na maioria das vezes ). Leia livros técnicos, leia sobre conhecimentos, especialmente história e geografia, isso conta muito nesse mundo competitivo.



Dica 6 : Mantenha uma boa apresentação pessoal sempre, não só nos momentos de trabalho. A coisa mais brega que existe é estar bem arrumado na frente das pessoas e andar como um maltrapilho nos momentos de folga. Se você é mulher, cuide dos seus cabelos e da sua roupa em qualquer situação. Lembre-se de que não existe mulher feia, apenas mal arrumada. Para os homens a regra é a mesma, mas a estes, recomendo a leitura dos bons livros de etiqueta masculina que existem por aí, como " O que as mulheres gostam ". Outros livros bons na área são os de Fernando de Barros, o mestre da etiqueta masculina no Brasil. Também pode-se buscr algo nas dicas da Glória Kallil. O importante é sempre estar bonito na foto.

Dica 7 : Não considere o curso de comissários ou piloto que você fez como o último estágio da perfeição. Sempre há a possibilidade de estudar mais alguma coisa na área e se aperfeiçoar. Hoje em dia existe até faculdade para conhecimentos aeronáuticos, algo que todos nós deveríamos pensar em fazer algum dia. Lembre-se que você está se preparando para ser o melhor, não um dos melhores, e por isso, dê o máximo de sí mesmo pelo seu objetivo. Só não faça isso com espírito de competição, faça-o por querer ser mais útil no seu ambiente de trabalho e faça-o com o espírito de servir, não de apoderar-se ou mandar arbitr
ariamente.

Dica 8 : Trabalhar com aviação permite que você conheça centenas de pessoas de centenas de lugares diferentes, que vivem em centenas de culturas e que muitas vezes conhecem centenas de outras pessoas. Portanto, faça amizades, cultive pessoas como se cultivam flores. Você nunca sabe quando vai precisar da ajuda de um deles, ou mesmo quando alguém precisará de você. Seja amigo de todos, com sinceridade, não esperando ser favorecido por isso. Já parou para pensar no valor da possibilidade de ter um amigo que mora em Nova York, outro que mora em Bangcoc, outra em Roma, e outro em Londres?, Já pensou no fato de um dia você ter um vôo para essas localidades e poder contar com a ajuda dessas pessoas para ter onde ficar por um ou dois dias, e dicas de onde comer, onde ir, o que faze
r e o que não fazer nesses lugares para sempre agradar?
Amizade genuína e contato humano, caloroso, sincero, sempre. Isso não tem preço.

Dica 9 : Quando viajar pelo pais todo, ou pelo mundo todo, lembre-se que existe uma linguagem universal que é ao mesmo tempo inesquecível, extremamente agradável e tem um poder contagiante. Nada parecido com inglês ou espanhol, mas pessoas dessas línguas a entenderiam perfeitamente bem. Essa linguagem é o sorriso. Sorrir é contagiante, é hipnótico, é um remédio. Sorria sempre, para belos e feios, lindas e nem tão lindas assim. Sorria por gosto, não por profissionalismo. Sorria até deslocar o queixo. Nunca esqueça que um sorriso pode ganhar não apenas um cliente, mas um amigo para a vida toda. Esse sorriso, e uma palavra sincera, tem poder de colorir um dia triste, mudar todo um dia cinza e fazer alguém elogiar você para o patrão. Isso é ótimo!, mas repito o argu
mento de antes, não sorria por mero profissionalismo, sorria por gosto, por ser sorridente por natureza, nem que você tenha de mudar essa natureza, mas faça-o, e começe na sua própria casa, logo verá que grande diferença isso faz!

Dica 10 : Lembre-se do maior conselho dado a este mundo: "Amai-vos uns aos outros", essas são palavras de Jesus, e essas palavras mudaram todo o curso da humanidade desde então. esqueça os fanáticos, os maus exemplos de quem diz seguir a Jesus e não segue, esqueça as cruzadas, as inquisições, os assassinatos "em nome da fé". Pense por um instante apenas no resultado de amar uns aos outros com amor genuíno, cada um querendo o bem ao seu próximo, sem afetação, sem maldade ou inveja. Pense no que
é viver num mundo sem ganância e egoísmo, mundo esse onde cada um pensa antes no bem estar do seu irmão do que em sí mesmo. Isso é o resultado de amar uns aos outros. E Jesus complementa: " E amem a Deus acima de todas as coisas". Bom, se ele é o dono do universo, ele é dono de você e de tudo que você é. E você deveria respeitá-lo por isso. Pode ser que você nunca o tenha agradecido por nada, enm por ele ter ajudado você a chegar onde chegou, mas nunca é tarde. Ele sempre espera. Passe um tempo com ele, busque a paz e o contentamento que só que está próximo do céu pode ter. Nem mesmo acima de 10 000 pés de altura num avião você estará tão próximo do céu como num momento de silêncio com Deus, no seu quarto, num bosque, ou mesmo na rua. isso é viver de verdade. Busque a paz, a amizade e o amor que Jesus ensinou. Viva isso com intensidade, e genuina atenção. Depois leve o resultado dessa prática para o seu trabalho. O dia-a-dia de quem convive com você e o teu mesmo serão bem diferentes. Basta apenas querer...



Nessa página existem muitas coisas legais para comissários. Vale a pena conferir!!!
http://br.geocities.com/comissarios/index.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário