sábado, 28 de janeiro de 2006

Companias aéreas Brasileiras

Esse cantinho é dedicado as empresas aéreas do Brasil. O Brasil já foi um país muito mais afeito à aviação; mas atualmente o país enfrenta uma grande crise em relação aos vôos. Nossa maior empresa aérea, a Varig, por muitos anos nosso orgulhoe símbolo internacional de competitividade foi leiloada a poucos dias, e teve de dividir-se em duas partes por causa do montante de dívidas que acumulou nos últimos anos e não teve como pagar. Já as outras companhias estão em ritmo lento. Espero que em breve essa situação mude e possamos mostrar a todos a força que nós temos!.
A história das companhias conforma aparece nesse blog, foi tirada dos sites e das informações prestadas pelas próprias companhias, e por isso, é possivel que muitos dos argumentos apresentados nas páginas das empresas possam ser vistos aqui. Os sites delas estão na sessão de links.


BRA - Brasil Rodo aéreo.


A BRA é uma das principais empresas de vôos Charter no Brasil. Atualmente, ela detém as tarifas mais baratas, mas algumas pessoas não gostam muito da qualidade geral dos Vôos. Infelizmente, essa é a única das empresas do país com quem eu não tive a felicidade de voar, e portanto, não posso emitir uma opnião. O site da empresa nada divulga sobre a história dela, mas sabemos que ela faz vôos regionais e é uma empresa bem recente. Ela possui uma frota de aviões muito bons e bem equipados, e o layout deles é bem moderno. No site é possivel verificar fotos excelentes dos aviões no hangar, e outros em aereportos. É possivel ver fotos deles voando, mas creio que deve ser montagem. Vale a pena conferir as fotos!

TAM - Transportes aéreos Marília



A TAM é uma das mais respeitadas empresas do ramo no país. Criada na década de 60 por um grupo de amigos pilotos, vem construindo de lá para cá, seu nome com muito trabalho e dedicação. Ao contrário da BRA, a TAM não faz tarifas muito baratas ( Não dá desconto ) mas o seu serviço, a atenção demonstrada do embarque à chegada, a pontualidade e o serviço de bordo são imbatíveis. A idéia da TAM é manter clientes e por isso ela não poupa nos bons serviços, e por isso, não pode fornecer muitos descontos. A filosofia do capitão Rolim, dono da empresa é manter a qualidade a todo custo, pois ele sabe, que o diferencial não está necessariamente no preço, mas especialmente no bom atendimento. Eu recomendo a leitura do livro " O céu não é o limite " , do Júlio Lobos, para quem quiser saber mais acerca desse grande diferencial que a TAM oferece. O site da TAM é o melhor das empresas no país. Ele é bem desenhado e reflete um pouco dessa qualidade, que é o jeitinho TAM de voar. Ah, a TAM tem as comissárias mais bonitas também, he he he... Viva o Rolim!


GOL Linhas aéreas inteligentes



A GOL é a mais nova das empresas aéreas do país. Fundada recentemente por investidores ( é o que me lembro das informações que tenho de cabeça... ) a GOl vem crescendo em níveis muito bons. Ela atualmente tem uma frota de boeings novos e bem cuidados, e suas tarifas são boas. No entanto, os aviões são daqueles estilo " Lata de sardinha ", ou seja, bem apertados. Eu voei num 737 - 300 da GOl em 2005. O serviço de bordo é muito bom, e o comissariado excelente, mas pessoalmente, eu vejo o uniforme da GOl como sendo muito desleixado. Nem gravata eles usam, nem ternos nem nada!. A idéia era ser informal, mas isso rebaixa um pouco o nível, pois quem voa, tem aquilo de " elitista " que é de certa forma, o bom do vôo, ver-se atendido por homens e mulheres classicamente vestidos é outra coisa...
A Gol atualmente é dirigida pelo Constantino, um dos empresários mais jovens e bem sucedidos no ramo. O lucro deles em 2004 foi um absurdo, 113, 986 milhões, ao passo que a TAM faturou só 83,125 milhões no mesmo período. Isso mostra que um preço bom as vezes é preferido ao bom atendimento, especialmente para quem não dispõe de recursos para gastar com o luxo. Constantino, sucesso a vc também!.


Varig ( Mas bah tchê!!! )

Essa é a empresa aérea clássica do Brasil. Vcs sabem que o Rio Grande do Sul é glória do Brasil, e que a Gaúchada quando se dedica a fazer alguma coisa, é por que é boa mesmo e logo é copiada por todo mundo... ( Ah, o bom e velho orgulho gaúcho... ).
Pois bem, em 1927 a aviação ainda era um bebê no mundo todo, mas um grupo de pessoas reunidas na capital Gaúcha, Porto Alegre, audaciosos e sonhadores, tendo à frente Otto Ernst Meyer, decidem implantar esse sonho no país. A partir daí, da grande lenda criada por essa empresa G-A-Ú-C-H-A, a aviação saiu para quebrar barreiras de tempo e espaço em toda a nação. Para quem não sabe, VARIG significa Viação Aérea Rio-Grandense, por que é gaúcha mesmo, tchê!. Ela foi a nossa primeira empresa de transportes aéreos, e por longas décadas esteve a frente de todas as companhias. Da Varig saíram muitas outras filiais como a Rio-Sul e a Nordeste, e ela tem uma revista de bordo muito boa, a ìcaro. Nela muitos se inspiraram e cresceram. Atualmente nos resta o legado de força e credibilidade mantida pela Varig, e torcemos como cidadãos desse país, e do Estado do RS, para que a Varig dê a volta por cima e retorne ao posto que sempre ocupou, de doadora de sonhos e de reveladora de sonhos. Eu tenho uma dívidade gratidão com a Varig. Nela voei pela primeira vez, e nela me apaixonei perdidamente pelo céu. Varig para sempre!

O Brasil tem ( Ou teve... ) Outras empresas aéreas, mas muitas faliram ou são inexpressivas a nível de competição atualmente. Pesquisas podem ser feitas na NET ou outras fontes sobre elas. Menciono a Vasp, a Panair, a Passaredo e a Embratur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário