domingo, 2 de outubro de 2005

GPS



O Sistema de Posicionamento Global GPS , do inglês Global Positioning System, é um sistema de posicionamento por satélite, utilizado para determinar a posição de um receptor na superfície do planeta terra.
O sistema GPS foi desenvolvido pelo pentágono durante o período da guerra fria, no intuito de identificar a posição de aviões amigos ou inimigos, e de verificar a direção e o destino de mísseis intercontinentais. Atualmente o GPS é utilizado na navegação em geral, sendo o aparelho mais utilizado internacionalmente para controle de posições. O departamento de defesa dos Estados Unidos, que preside a utilização dos GPS, fornece dois tipos de serviços : O Standard e o Precision.
O funcionamento do GPS deve-se a um serviço extremamente preciso realizado em três etapas. A primeira etapa é espacial. Circunscrevendo a terra há um grupo de satélites que se ordenam em forma de teia.



Esses satélites são extremamente precisos, pois seus relógios internos são atômicos, pois medem o tempo de acordo com a irradiação do núcleo do urânio, o que equivale a dizer que eles mantêm uma margem de erro de apenas um segundo a cada dez mil anos. Cada um desses satélites tem transmissores que captam e emitem informações de determinados quadrantes da terra, e a interação de cada um desses satélites gera um mapa extremamente preciso de cada coordenada geográfica da terra.
A segunda etapa do funcionamento do GPS é a de controle. Ela é formada pelos centros de controle localizados na superfície, que recebem os sinais dos satélites e os ordenam de forma lógica, facilitando a distribuição rápida e segura das informações recebidas. Existem centenas de antenas de GPS posicionadas em posntos estratégicos do planeta, e é obrigatório que os aviões de grande porte atuais possuam um GPS acoplado ao painel de comando.


Antena GPS

A terceira e última etapa é a localizador, ou posicionador. Esse é o próprio aparelho receptor de GPS, um pequeno instrumento, na maioria das vezes semelhante a um celular moderno ou a uma calculadora científica.
Qualquer pessoas pode comprar um GPS, pois sua comercialização é livre, e não está sujeita aos círculos militares ou de transporte. Muitos alpinistas e aventureiros possuem um, para poderem localizar-se em meio ás paisagens agrestes das montanhas, caso precisem emitir um sinal de socorro ou mesmo confirmar suas posições. A aquisição de um GPS deve ser feita em estabelecimentos legais, para evitar fraudes mas seu comércio também é legalizado via internet, onde pode-se encontrar aparelhos bons com preços mais em conta. Os preços variam, e é possível encontrar aparelhos GPS com preços variando entre 200 e 1000 dólares. No Brasil os valores giram numa média de 300 a 500 reais.



Para mais informações acerca do GPS e seu funcionamento, sugiro o site do capitão Figueroa. Alí há uma página exclusiva aos GPS com informação de conteúdo mais aprofundado.
http://www.figueroa.kit.net/colunas/gps.html

Sites onde pode se encontrar aparelhos de GPS para compra:
http://pesquisa.bondfaro.com/lp.jsp?catid=205&og=11193&gclid=CKTO0tOw5IUCFSURGgodegM0Pw

http://lista.mercadolivre.com.br/GPS

http://compare.buscape.com.br/categorias?id=2982&c=0&raiz=0&site_origem=12732

Nenhum comentário:

Postar um comentário